Florianópolis é uma cidade abençoada. Além das dezenas de praias lindas, banhadas pelo Oceano Atlântico, ela tem belezas como a Lagoa da Conceição, um dos principais pontos da ilha.
No início da colonização açoriana, no século 18, ela era conhecida como Lagoa Grande. De fato, é grande: tem quase 20 quilômetros quadrados.
Com a construção da Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que começou em 1750 (não confundir com a igreja de nome parecido que fica no centro), a lagoa ganhou o nome atual.
Quer saber mais sobre localização, atrações e características da Lagoa da Conceição? Siga em frente!
Para quem acessa a ilha pelo continente, a lagoa fica próxima. Passando o manguezal, basta seguir pela Rodovia Admar Gonzaga e atravessar o Morro da Lagoa da Conceição para chegar até a região conhecida como o Centrinho da Lagoa. Um lugar com muito comércio, restaurantes, bares e pousadas.
A partir do centrinho e da ponte da Avenida das Rendeiras, a lagoa se projeta em uma pequena parte para o sul e na maior parte para o norte, até o bairro São João do Rio Vermelho.
As duas praias mais próximas do Centrinho da Lagoa são a Praia Mole e a Joaquina, dois pontos muito frequentados por surfistas pela qualidade das ondas.
Também podemos destacar a praia da Barra da Lagoa, mais ao norte, ao lado do canal que une a Lagoa da Conceição ao oceano.
Depende qual o ponto e o momento. Em março de 2021, por exemplo, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu um comunicado declarando toda a extensão da Lagoa da Conceição imprópria para banho.
Mas isso foi naquele momento. Atualmente, há trechos próprios para banho. Você pode conferir os relatórios de balneabilidade atualizados no site do IMA.
As águas da lagoa não estão próprias para banho? Mesmo assim, você pode aproveitá-las e praticar windsurf, remo, stand up paddle, caiaque e kitesurf.
Em alguns pontos da Avenida das Rendeiras, você consegue alugar pranchas, caiaques e pedalinhos para se divertir nas águas calmas da lagoa.
Você pode começar passeando pelo centrinho, depois atravessar a ponte e caminhar pela Avenida das Rendeiras e admirar a lagoa. Ou aproveitar o local para ficar em dia com as atividades físicas e praticar uma corrida.
Além de aproveitar essas imediações do centrinho e da Avenida das Rendeiras, uma ótima pedida é explorar a Costa da Lagoa, uma região com ótimos restaurantes, dirigidos por pessoas locais, que só é acessível a pé ou de barco.
Para chegar até lá a pé, você vai percorrer o Caminho da Costa da Lagoa, que começa no ponto indicado no mapa abaixo. O trajeto dura mais de uma hora.
Para chegar na Costa da Lagoa de barco, você pode embarcar no trapiche ao lado da ponte, no centrinho, ou no Terminal Lacustre Luiz. O. D’Acampora Filho, no bairro Rio Vermelho.
Se você quer apenas um vislumbre rápido da beleza da lagoa, faça uma parada no Mirante do Morro da Lagoa da Conceição, que fica na Rodovia Admar Gonzaga, no começo da descida para o centrinho.
Além de todas as atrações que apresentamos acima, a Lagoa da Conceição também abriga uma intensa vida noturna.
O bairro tem ótimas opções de restaurantes, além de boas pedidas para um happy hour ou para avançar na noite. Veja algumas dicas:
Se os seus planos em relação à Lagoa da Conceição vão além de uma simples visita, que tal dar uma olhada nos imóveis anunciados na Brognoli?
Aqui, você encontra os melhores imóveis para morar ou instalar seu negócio em uma das regiões mais icônicas da ilha. Confira!