A cozinha é, sem dúvida, o coração da casa. É onde toda a alimentação da família é feita, onde todos se reúnem para fazer aquela receita especial, bater papo e tomar bons drinks. Por isso, quando pensamos em reforma na cozinha, pensamos logo em algo colossal.
Fazer uma reforma completa não é fácil, é preciso pensar nos mínimos detalhes e por tudo na ponta do lápis para saber qual a melhor decisão a ser tomada. Pensando nisso, criamos esse conteúdo com algumas dicas para ajudar no processo de reforma. Confira!
O primeiro passo para planejar uma reforma na cozinha é de fato fazer um planejamento. Pode parecer redundante ou até mesmo bobo, mas sem um planejamento não existe projeto que será concluído com sucesso e sem maiores dores de cabeça.
Depois de decidir o que será feito no cômodo, faça uma lista prévia de todo o material necessário para que a reforma possa ser feita, dessa forma fica mais fácil evitar gastos extras.
Opte por móveis planejados, principalmente se sua cozinha for pequena, assim o espaço é otimizado, além de ficar mais organizado e bonito.
Deixe para comprar eletrodomésticos somente depois de ter todas as medidas dos móveis da cozinha, principalmente se eles forem planejados, já que cada equipamento terá seu local específico.
Se possível, faça um projeto de cozinha com alguma empresa especializada. Quanto mais detalhado for o projeto, mais certeiro será o resultado final, além de ajudar durante todo o processo de reforma.
Além do planejamento, existem outros pontos que precisam ser pensados antes de dar início às obras, como por exemplo, analisar a estrutura do cômodo e as instalações hidráulicas e elétricas para evitar problemas. Para essa etapa do processo, opte por um profissional qualificado.
Dê tempo ao tempo, evite fazer a reforma de forma corrida, faça tudo com calma e esteja preparado para imprevistos.
Antes de começar qualquer tipo de projeto, reforma ou upgrade, faça um orçamento. Desse modo, você terá uma visão panorâmica de quais fornecedores poderá comprar, condições de pagamento, além de, claro, os tipos, qualidades e diferenciais de cada material.
Dê tempo ao tempo e faça bastante pesquisa de material, preços e custo benefício. Afinal, é como diz o ditado… o barato muitas vezes sai caro. Produtos de qualidade não costumam ser os mais baratos, no entanto, é possível encontrar bons materiais com preços mais acessíveis.
Reaproveite o que for possível da sua cozinha atual. Acontece de às vezes os móveis serem de boa qualidade e só estarem um pouco ultrapassados. Pintar os armários com cores mais atuais ou até mesmo acrescentar alguns detalhes que os façam parecer mais modernos pode sair mais barato que comprar móveis novos.
Uma boa forma de modernizar a cozinha, além da dica citada anteriormente no tópico anterior, de pintar os armários, e sem ser através de uma reforma completa, é começar trocando os eletrodomésticos antigos por novos e atuais.
Hoje em dia também existem muitas pastilhas de fácil aplicação, ou até mesmo papel de parede impermeável que ajudam a mudar completamente o visual do ambiente, mas com preço bem menor do que um azulejo novo, por exemplo. Sem contar que em muitos casos, é possível fazer a aplicação dessas pastilhas por conta própria, economizando na mão de obra.
Os objetos de decoração também desempenham um grande papel no visual total do ambiente, por isso, certifique-se de sempre trocar os que se tornarem ultrapassados com o tempo.