A privacidade, bem-estar, lazer e uma linda vista ao abrir a janela, fazem com que muitas pessoas se interessem por apartamentos no último andar de um prédio. Esses imóveis tão cobiçados, são concorridos e costumam ter um preço mais elevado se comparado aos outros. Mas será que vale a pena investir em um apartamento no último andar?
Para dar essa resposta, é preciso conhecer os detalhes e entender se o imóvel é o ideal para o seu estilo de vida. Existem diversas vantagens e desvantagens em morar no último andar de um prédio, separamos as principais no texto abaixo. Continue lendo para conferir!
Se você está procurando um apartamento para alugar, é provável que já tenha olhado para aqueles prédios enormes imaginando como deve ser morar no último andar. Esse tipo de imóvel é o sonho de muitas pessoas, especialmente em cidades turísticas. Por exemplo, um apartamento no último andar em Balneário Camboriú é um dos imóveis mais procurados. As principais vantagens em morar em apartamento no último andar são:
Normalmente, um apartamento no último andar possui uma bela vista. Quanto mais alto for o prédio, mais a visão será ampla de toda a cidade. É uma ótima vantagem para quem gosta de passar momentos admirando paisagens e o movimento da cidade.
Abrir a janela e encontrar o olhar de um vizinho curioso causa muito incômodo e desconforto, por isso, a privacidade em apartamentos no último andar é bem maior se comparada aos andares mais baixos, principalmente os apartamentos térreos.
Outro fator positivo é que por ficar longe das áreas comuns do condomínio, como área de lazer, playground, piscinas e salão de festas, o barulho externo é muito menor. Além disso, por não ter nenhum apartamento acima, não terá barulho dos vizinhos com sapatos de salto alto, crianças pulando, entre outros.
Por ter uma correnteza de ar muito maior, os apartamentos no último andar são mais frescos e ventilados. Isso ajuda a deixar o ambiente mais confortável em dias quentes e a evitar mofo e umidade no imóvel
Os apartamentos no último andar são muito mais valorizados por essas vantagens que citamos acima e também pelo fato de muitos deles serem coberturas, que podem contar com área externa com diversos diferenciais. A valorização do apartamento é uma grande vantagem para os proprietários e investidores desse tipo de imóvel.
Assim como em qualquer imóvel, morar no último andar de um prédio também possui as suas desvantagens, entre as principais estão:
Assim como pode ser uma vantagem para os proprietários de apartamentos na cobertura, é uma desvantagem para os locatários que desejam morar nesses imóveis. Os apartamentos no térreo possuem um valor mais em conta, já os do último andar são os mais caros.
De forma geral, eles possuem uma metragem maior do que os outros apartamentos. Alguns duplex (apartamento com dois andares) chegam a ter o dobro da metragem de um apartamento comum.
O morador de um apartamento do último andar fica dependente do elevador, precisando dele para carregar suas compras e objetos pesados. Caso ele pare de funcionar por questões de energia ou manutenção, é necessário usar as escadas. Isso pode causar desconforto nos moradores, principalmente para pessoas mais debilitadas, que têm crianças pequenas e idosos.
Em mudanças ou encomendas de móveis e eletrodomésticos muito grandes, isso também se complica quando não é possível entrar com eles no elevador, sendo necessário subir pelas escadas ou contratar empresas especializadas para levantar os móveis pelo lado externo do prédio, até uma janela ou sacada.
Um apartamento padrão é aquele em que todos os imóveis do prédio possuem a mesma planta, podendo ser desde o térreo até o apartamento do último andar. Dessa forma, nem todo apartamento do último andar é considerado uma cobertura. Já o apartamento de cobertura sempre está localizado no último andar do prédio, sendo o imóvel dos sonhos de muitas pessoas.
Em geral, a cobertura tem o dobro do tamanho de um apartamento padrão do mesmo prédio, podendo ser duplex (dois andares) e até mesmo triplex (três andares), com escadas e elevadores. Um apartamento de cobertura pode possuir:
Agora que você conhece todas as vantagens e desvantagens de um apartamento no último andar, já sabe se esse tipo de imóvel é perfeito para você ou não. Podemos observar que as vantagens são maiores do que as desvantagens, tornando esse imóvel uma ótima opção para quem busca tranquilidade e qualidade de vida.
Buscando um apartamento no último andar em Balneário Camboriú? Conheça todas as nossas opções da região da cidade!