Um dos modelos de moradia que mais fazem sucesso ao redor do mundo são as casas geminadas, onde dois ou mais domicílios compartilham da mesma parede e telhado, porém, com áreas privadas.
Mas, um dos problemas comumente enfrentados pelos moradores desses locais é exatamente essa proximidade, onde pode-se ouvir com muita facilidade o som do outro lado.
Confira agora dicas de isolamento acústico para aplicar nessa situação, como inserir em seu espaço e muito mais!
Existem algumas opções que são as mais utilizadas para que tenha-se um isolamento acústico mais direcionado no ambiente de casas geminadas.
Veja quais são eles a seguir:
Conhecida como um dos melhores materiais para essa função, a cortiça costuma ser usada em estúdios musicais, impedindo assim com que o som saia e entre ddo ambiente.
Ela costuma ser comercializada por meio de grandes placas, sendo fixada especificamente nas paredes.
Além disso, uma das vantagens ao optar por esse modelo é o não impacto na natureza por ser sustentável.
Outro material comumente usado no isolamento acústico, a madeira e os painéis derivados dela ganham essa função quando colocados em toda a parede.
Nesse caso, tudo o que você precisa é encontrar o modelo e estilo que mais combina com a sua decoração local.
Por fim, esse é outro material que com certeza você possui em sua casa em alguns detalhes e até mesmo nas próprias paredes.
O Drywall é ideal para fazer o isolamento acústico em seu espaço, porém, a desvantagem é de que ocupará cerca de 10cm de onde for aplicado, reduzindo assim o cômodo em questão.
Mas, é importante destacar que cumpre sua função com excelência, ainda mais quando há a inclusão de isolantes adicionais como a espuma, lã de rocha e cortiça.
Se você está sem muito dinheiro ou não tem o desejo de investir em qualquer uma das opções acima, existem opções mais em conta e que podem servir até de decoração para sua casa.
Veja a seguir:
Que tal colocar tapetes grossos e grandes no chão de sua sala ou de demais cômodos?
Essa é uma maneira muito simples e rápida de reduzir o ruído para o andar debaixo, além de ser macio e confortável para os pés.
Nesse caso, é interessante investir nas mais pesadas, assim, há maior absorção, tanto daquele barulho que vem da rua, dos vizinhos e até mesmo da sua casa para fora.
Mas, lembre-se: certifique-se que as cortinas vão acima e abaixo da disposição da janela, cobrindo uma maior quantidade de espaço.
Que tal organizar seus móveis em uma disposição que fique nas paredes?
Assim, você poderá bloquear o barulho de todos os lados, além de ocupar com mais cuidado o espaço existente no cômodo.
Se esse sempre foi um sonho, esse é o momento de colocá-lo no ambiente que mais achar condizente, isso porque cobre o espaço vazio e cria maior isolamento acústico.
Sem falar que você terá uma bela decoração, principalmente se for um ávido leitor.
Outra boa opção é diminuir a passagem do ar de dentro para fora ou vice e versa.
Assim, investir em sistemas de vedação – seja para a janela, porta ou demais possibilidades, é outra ideia interessante.
Existem vários selantes que podem ser usados, mas, lembre-se que é preciso que o material do móvel ou item em questão seja compatível, como é o caso do MDF.
Se o barulho for comumente advindo de fora, outra opção interessante é instalar uma porta de madeira maciça, visto que é um potente isolante acústico, além de muito bonita e imponente.
Essas são algumas das dicas essenciais para que tenha mais silêncio dentro de sua casa e reduza os eventuais problemas com seus vizinhos.
Continue acompanhando mais notícias aqui no site da Brognoli e saiba mais sobre mercado imobiliário, além de várias dicas para ter um dia a dia mais feliz!