As praias mais desertas de Florianópolis

Publicado em 03/10/2022
As praias mais desertas de Florianópolis

Florianópolis é um dos destinos mais procurados em Santa Catarina, principalmente pelas suas várias praias, belezas naturais e claro, vida cultural e noturna famosa no litoral catarinense.

Você já parou para pensar em quais são as praias mais desconhecidas da Ilha da Magia? Confira aqui quais são as menos exploradas e direcione sua rota para incluí-las em sua visita!

As praias mais desconhecidas de Florianópolis

1 – Praia de Canajurê

Considerada como um dos pontos mais preciosos da cidade por ser bem pouco frequentada, a praia de Canajurê é uma ótima opção para quem quer sossego e tranquilidade.

Ela é composta de pequenas praias onde o acesso é apenas por uma trilha iniciada na Praia de Jurerê.

Lá, o mar é clarinho, quente, com ondas pequenas e areia fina, além de ser uma ótima pedida para quem quer curtir um belíssimo pôr do sol.

2 – Praia do Calhau Miúdo

Uma das praias que mais vale a pena conhecer, a praia do Calhau Miúdo está localizada entre as praias do Santinho e a de Moçambique, onde o acesso é único via trilha.

Mas, é preciso muita atenção! A praia é super pequenininha e não possui faixa de areia, apenas quando a maré está baixa.

É comum que as pessoas deixem objetos pessoais ou se sentem nas pedras ao redor da pequena orla. Lá no local pode-se apreciar:

  • Oficina líticas;
  • Córrego;
  • Costões de pedras;
  • Vista panorâmica das Ilhas das Aranhas, praia do Santinho e Moçambique.

Ah, mas tome cuidado! A trilha possui um tempo de duração de 1 hora, não sendo recomendado para crianças e nem ciclistas pela sua difícil locomoção.

3 – Praia Secreta

Chamada basicamente de praia Secreta, ela não está nem no mapa da cidade! Isso acontece principalmente ao seu acesso, que é restrito e que recentemente tem sido dominado pela área urbana.

Ela é uma das praias mais frequentadas pelos surfistas, que fazem de tudo para que continue inabitada e exclusiva.

Para conseguir chegar a esse local existem duas formas:

  • Pela Praia do Gravatá;
  • Ou pela estrada geral da Joaquina.

Mas, tenha atenção para encontrar a saída certa, visto que ambas as rotas levam para outras praias menores.

Outra advertência é sobre o chão de fundo de pedra, onde há uma maior facilidade para se cortar, tanto quando caminhando na beira do mar ou para quem está mergulhando.

4 – Praia do Saquinho

Uma das mais conhecidas e frequentadas, ela ainda assim é considerada como uma das mais desconhecidas, principalmente pelo seu difícil acesso.

Localizada no sul da Ilha, é preciso começar uma trilha na Praia da Solidão e assim percorrer alguns trechos mais difíceis, mas que valem a pena pela visão privilegiada do local.

O cuidado também deve ser redobrado na hora da descida, principalmente porque o cimento pode ficar escorregadia pela maior quantidade de limo e umidade.

Você verá várias casinhas de madeira, onde muitos dos nativos locais escolheram esse pequeno paraíso para chamar de lar!

5 – Praia de Naufragados

Localizada mais no sul da Ilha de Floripa, ela é muito procurada para quem tem espírito aventureiro e disposição para trilhas.

Lá, você poderá visualizar uma paisagem única e quase intocada, o que é acentuado pela não presença de carros e contato com a civilização.

O acesso só pode ser feito via trilha ou barcos, por isso, escolha sua melhor opção!

No local, é possível sentir o mistério em construções históricas como o forte e o farol, além disso, conheça a comunidade local e experimente petiscos à beira do mar.

6 – Praia da Tainha

Por fim, para quem tem um espírito inquieto e super aventureiro, essa praia é uma ótima opção.

É preciso ir até a praia da Lagoinha, onde em uma trilha específica você terá acesso a duas pequeninas praias, conhecidas como Praia da Tainha.

Essa localidade é mais frequentada pelos moradores locais e pescadores da região, principalmente para exercer a atividade que a nomeia: a pesca da Tainha.

O trajeto é super simples de acessar e tem duração média de 10 minutos.

7 – Praia da Lagoinha do Leste

Uma das localidades mais selvagens dessa lista, ela é super isolada e possui um visual de tirar o fôlego: com altas montanhas e rochas, o local é muito procurado por sua vista única.

Lá, você pode curtir um mar super limpo, mas, cuidado com as ondas fortes que vem do mar aberto.

Essas são algumas das praias mais desconhecidas na Ilha da Magia. Você já conhece alguma delas? Tem alguma indicação que não está aqui no artigo? Não deixe de comentar abaixo!