Não existe nada mais frustrante do que ter um imóvel parado, sem gerar receita, sem movimentar a economia. Este é um efeito comum devido à volatilidade do mercado, o que faz com que pontos comerciais fiquem ociosos, ou seja, sem de fato algo comercial acontecendo no local. Isso gera prejuízo para todos os lados. Então, como alugar uma sala comercial?
Em primeiro lugar, é preciso entender o que significa, do ponto de vista jurídico, o conceito de ponto comercial. Então, podemos dizer que o ponto comercial é um local físico que funciona como estabelecimento, loja, empresa, para fins de movimentar a economia, gerar renda, ou algo neste sentido.
Assim, o imóvel, seus móveis, bens materiais, razão social, entre outros, fazem parte de atividades de empreendimento.
Alugar uma sala comercial significa o que informalmente se diz “passar o ponto”. Isso pode significar também a venda do imóvel, mas isso é assunto para outra hora.
O aluguel significa ceder o local, seus bens e tudo o que compõe o estabelecimento, ou apenas o imóvel, tudo depende do contrato estabelecido entre locador e locatário. Ou seja, é a critério das partes envolvidas na relação.
Então, repassar a sala comercial significa transferência do direito à exploração do local, o que independe se for uma venda ou locação. O importante aqui é saber que imóveis que são alugados têm uma garantia por lei de direito ao ponto comercial.
Mas, o que isso quer dizer? Significa que o imóvel pode não pertencer ao empreendedor que iniciou suas atividades ali, mas o ponto comercial sim. Durante o ato de “passar o ponto” no caso de locação, é essencial que o dono da propriedade faça parte do processo.
Isso funciona de forma relativamente simples. Para ter uma sala comercial, as negociações e a relação de compra, venda e locação acontecem da mesma forma que em imóveis residenciais.
Assim, o locatário ou dono da propriedade oferece para uma outra pessoa o imóvel ou parte dele e cobra um valor de aluguel.
Separamos 5 critérios importantes para analisar na hora de escolher uma sala comercial. São eles:
Agora que você já sabe o que é preciso para conseguir alugar um imóvel comercial, como escolher e como o processo funciona, vamos analisar o tamanho da sua sala. Ela é ideal para o seu negócio? Existe uma metragem mais indicada? É o que você vai saber agora.
O tamanho ideal da sala comercial varia. Ele depende muito do tamanho da empresa e da quantidade de colaboradores dela.
Assim, seu negócio pode se encaixar perfeitamente em um espaço de 15 a 20 m², ideais para consultórios médicos, por exemplo, ou então você necessite de um espaço maior, com lajes corporativas de 100 m² ou mais. Essas são indicadas para empresas que possuem grandes equipes, de 30 pessoas ou mais.
O que achou das dicas? Com a Brognoli, você pode alugar seu imóvel comercial com praticidade e segurança jurídica.