A conquista de um sonho é algo muito gratificante e prazeroso. Um dos maiores sonhos dos brasileiros é adquirir a casa própria ou o apartamento próprio. Existem várias maneiras e facilidades para ter sua moradia. Dentre elas, destacamos o formato de comprar seu imóvel na planta.
Como funciona? Existem riscos ou é mais barato? Saiba isso, as vantagens e outros detalhes nas próximas linhas.
O financiamento para comprar imóvel na planta é uma opção bem interessante porque se compra a um preço mais em conta. Dentro do planejamento financeiro de muitas famílias, comprar um imóvel já pronto acaba sendo mais difícil.
Dessa forma, parte-se para aquisição de um empreendimento que, fisicamente falando, ainda nem existe. É por esse motivo que o preço da unidade é reduzido: pelo risco de investir um valor em algo que ainda está no papel.
Então, quando surge a dúvida se é mais barato comprar um apartamento na planta ou pronto, a resposta é que na planta fica mais barato.
Existem duas etapas fundamentais para a compra de imóvel na planta. A primeira acontece antes da entrega das chaves e a segunda logo após o imóvel ficar pronto.
Quando as obras estão em andamento, o que dura alguns anos, o comprador precisa pagar somente pelos valores da entrada e as primeiras parcelas do bem adquirido.
Este preço de entrada pode ser até mais alto se comparado com imóveis prontos, mas tudo acontece para que os gastos com as obras estejam dentro do orçamento e também para evitar atrasos lá na frente.
Afinal de contas, não há nada mais frustrante do que alimentar a expectativa de receber as chaves em determinada data e saber depois que você vai precisar esperar mais algum tempo.
Além disso, existe outra particularidade: a construtora não vai cobrar juros para o pagamento parcelado da entrada, mas apenas a correção monetária estabelecida pelo Índice Nacional de Construção Civil.
No momento em que o imóvel fica pronto, ocorrem outras etapas importantes para finalizar os trâmites da obra. Nesta parte do caminho, o comprador vai escolher se paga à vista o que restar do valor total do empreendimento ou se decide pelo financiamento propriamente dito.
Assim, se você tiver todo o dinheiro, pode pagar o valor integral do imóvel. Mas, como acontece na maioria dos casos, a outra opção é financiar.
Se você pensa em comprar um apartamento na planta, algumas vantagens facilitam todo o processo e tornam ele muito atrativo, como por exemplo:
O mercado muda o tempo todo. Por isso, é importante estar atento a ele no momento de comprar ou vender um imóvel. Mas, somente o mercado determina quanto valoriza um imóvel na planta?
Na realidade, existem vários fatores que contribuem tanto positiva quanto negativamente no valor de uma casa ou apartamento. Pode-se dizer que adquirir um imóvel na planta é um ótimo investimento de médio ou longo prazo.
Essa valorização tem relação com o aumento do valor de mercado do empreendimento. Ou seja, ocorre uma comparação com o preço estimado durante o início das obras até tudo ficar pronto.
Além disso, outros fatores são determinantes para que o imóvel na planta ganhe mais valor, como localização, projeto de arquitetura, nível de acessibilidade, e outros como:
Por fim, não podemos deixar de explicar que existem alguns riscos de comprar imóvel na planta. Dentre eles, destacamos a falta de prazo ou o não cumprimento dele durante as obras.
Além disso, se a empresa não for idônea, existe a possibilidade de não receber pelo imóvel que se comprou. Para evitar esses e outros constrangimentos, acompanhe as seguintes dicas:
Com isso, reiteramos nosso compromisso com você. Na Brognoli, você pode confiar. Encontre a casa ou apartamento dos seus sonhos e fale com a gente!