Você conhece o sistema hidráulico ou o sistema hidrossanitário de um imóvel? Muitas pessoas, no momento de alugar um imóvel, atentam-se apenas para questões estéticas, o projeto de arquitetura e também o projeto elétrico da casa ou apartamento.
Assim, deixam de lado uma parte fundamental para não ter dor de cabeça no futuro: o projeto hidráulico.
Se você quer um imóvel com alto desempenho, economia, sustentabilidade, tratamento adequado de esgoto e água potável de qualidade, não deixe de seguir para as próximas linhas.
Também chamado de sistema hidrossanitário, o projeto hidráulico de um imóvel é parte essencial para o bem-estar de quem vai morar no local. Isso porque é com ele que se faz o mapeamento completo da rede de encanamento e do esgoto.
Com isso, avalia-se a qualidade do saneamento básico de determinada casa ou apartamento, não sendo apenas um projeto de instalação de chuveiros, torneiras e simples tubulações.
Todas as conexões, tubulações, reservatórios, acessórios e sistemas responsáveis pela captação, transporte e armazenamento de fluídos podem ser consideradas a parte hidráulica da casa ou do apartamento. Com isso, podemos citar:
É por meio desse sistema que há o correto funcionamento de água quente e fria, descarte do esgoto e até mesmo aproveitamento de água da chuva, por exemplo.
Então, podemos dizer que esse sistema é de extrema importância para a saúde, pois evita a proliferação de micróbios e bactérias. Assim, previne-se que haja doenças parasitárias.
Além disso, há toda uma questão sustentável que pode englobar o projeto do imóvel, pois com ele é possível reutilizar a água da chuva para o chuveiro, regar plantas e outros fins que não sejam o de consumo próprio.
É com o correto abastecimento, distribuição e escoamento do imóvel que você vai alugar que se tem uma vida mais saudável e protetora do meio-ambiente.
Por se tratar de algo mais complexo e que exige uma avaliação mais detalhada, é normal existir certa dificuldade para entender e avaliar o sistema hidráulico de uma casa ou apartamento.
Muitas pessoas deixam isso de lado justamente por não conhecerem o assunto, o que pode se tornar um grande problema.
Já imaginou se você aluga um imóvel, ele tem um excelente projeto arquitetônico, atende a todas as suas necessidades, mas depois de 1 ano um cheiro desagradável toma conta de toda a casa? Ninguém deseja isso, certo? Para evitar transtornos com a parte hidráulica da residência, atente-se para as seguintes dicas:
Quando estiver na visita do imóvel, levante uma suspeita se não for permitido abrir as torneiras do lugar. O ideal é abrir tudo e verificar como a água sai das tubulações.
A água é transparente e clarinha? Então, está tudo certo. Mas, se a cor da água estiver alterada, isso significa canos velhos, ferrugem e sujeira no sistema hidráulico.
Além de verificar se as descargas estão em bom funcionamento, verifique por vazamentos de água.
As paredes apresentam aspecto esverdeado e o seu nariz já trancou só de entrar no cômodo? Isso pode ser mofo. Seja nas paredes ou no teto, caso exista essa suspeita, pode ser que haja vazamento da tubulação. Além disso, paredes molhadas podem indicar infiltração.
O ideal é que no momento em que se fecha o registro, logo após abrir a torneira, ela aos poucos vá secando e pare de jorrar água totalmente.
Isso é sinal de um bom encanamento. Porém, se isso não acontecer, então, pode ser que o sistema hidráulico não esteja funcionando adequadamente.
E você? Já alugou o seu imóvel pensando no sistema hidráulico? A Brognoli tem as melhores opções para você. Converse com a gente e saiba mais!