Isolamento acústico para paredes: modelos e dicas!

Publicado em 11/08/2022
Isolamento acústico para paredes: modelos e dicas!

É fato que quando estamos em casa queremos descansar sem que nenhum barulho externo nos atrapalhe, mas infelizmente nem sempre isso é possível. Seja por causa de um cachorro latindo, seja por uma festa em seu vizinho, os barulhos externos acabam incomodando as nossas noites de sono.

Também pode acontecer o contrário, como você estar aprendendo a tocar um instrumento musical, como uma bateria, mas não quer incomodar os seus vizinhos. Para isso, existe o isolamento acústico de paredes, uma opção para bloquear os sons internos e externos e, assim, evitar a poluição sonora.

Ao longo do texto, explicaremos o que é, como funciona e os melhores modelos de isolamento acústico de parede. Continue lendo para aproveitar nossas dicas!

Como isolamento acústico funciona?

O isolamento acústico é uma técnica utilizada para bloquear o som entre ambientes, sendo uma ótima opção para quem sofre com vizinhos barulhentos. Como o próprio nome já diz, ele isola os sons internos e externos, deixando o local mais silencioso. Isso acontece devido a capacidade que alguns materiais têm de bloquear as ondas sonoras emitidas.

Existem diferentes materiais que podem ser utilizados como isolamento acústico, como chapas de metais, espumas, mantas de lãs ou vidros, cortinas, madeira maciça, entre outros. É preciso avaliar o imóvel e o tipo de som para escolher o material mais adequado para o seu caso.

Tem como colocar isolamento acústico na parede?

Para fazer o isolamento acústico de paredes é necessário levar em consideração o tipo de projeto. É ideal que o isolamento acústico das paredes aconteça no início na fase inicial da construção. Porém, é possível realizar um isolamento acústico em paredes de alvenaria prontas, por exemplo. Para isso, deve-se avaliar o tipo de revestimento, o peso dos blocos e a qualidade do assentamento. 

Qual melhor isolamento acústico para parede?

O melhor isolamento acústico de parede dependerá da intensidade do ruído e do local de aplicação. Se você deseja fazer um isolamento acústico para quarto já construído, por exemplo, talvez a melhor opção seja uma contra parede em drywall com uma camada de lã de vidro, de rocha ou de pet. Abaixo falaremos um pouco mais sobre cada tipo de isolamento acústico de parede!

Drywall

Drywall nada mais é do que uma placa de gesso usada para divisórias, forros e até mesmo para substituir paredes de alvenaria em ambientes internos. Muito usada em apartamentos, as paredes em drywall também têm sido utilizadas como uma opção para isolamento acústico de paredes prontas ou que ainda serão construídas.

Para que o isolamento acústico seja eficaz, é necessário adicionar uma camada de lã de vidro ou de rocha entre a parede de alvenaria e a parede drywall. Dessa forma, as ondas sonoras serão bloqueadas e você ficará livre dos barulhos externos. Essa é uma das escolhas mais usadas em casas prontas, principalmente em escritórios de quem trabalha em home office.

Lã de vidro

A lã de vidro é feita em alta temperatura, a partir de fibra de vidro e de areia, sílica e sódio, em conjunto com uma resina sintética própria. Pelo seu ótimo custo-benefício e por ser mais leve, a lã de vidro é utilizada em isolamento acústico e térmico de casas residenciais e comércios. Entre as vantagens em optar pela lã de vidro, as principais são:

  • fácil de aplicar;
  • tem boa durabilidade;
  • é incombustível;
  • resistente a proliferação de bactérias, fungos e ataques de insetos e animais;
  • suporta umidade.

Lã de rocha

A lã de rocha é um isolante termoacústico muito parecido com a lã de vidro, a diferença está na matéria prima da sua fabricação. A lã de rocha é feita a partir da fusão de rochas vulcânicas e a temperatura da sua fabricação é ainda mais alta que a de vidro. 

Por ser um poderoso isolante térmico e incombustível, a lã de rocha é muito utilizada em portas corta-fogo e em equipamentos industriais que necessitam de isolamento térmico. Em comparação com a lã de vidro, a lã de rocha é mais densa, por isso é mais utilizada em ambientes com ruídos extremos, como as indústrias.

Lã de Pet

A lã de pet é produzida a partir de poliéster e com matéria prima reciclada, proveniente das garrafas pet. A sua fabricação é feita em baixa temperatura e não é adicionado nenhuma resina ou componente volátil. Além disso, é um produto ecologicamente correto e 100% sustentável.

Ela não apresenta nenhum risco à saúde, dispensando até mesmo proteção e luvas durante a sua instalação. É hipoalergênica e não deforma com o tempo —  como é o caso das espumas. A lã de pet também é um ótimo isolante térmico, sendo capaz de manter a temperatura do ambiente.

Espuma acústica

As espumas de isolamento acústico são comuns em estúdios musicais, por causa da sua capacidade de transmitir os sons com clareza, evitando a reverberação do som. Existem diversas espumas acústicas disponíveis no mercado, com diferentes texturas, acabamentos e materiais.

Alguns modelos podem ser altamente inflamáveis e tóxicos. Por isso, é necessário atenção e orientação de um profissional na hora de adquirir uma espuma para isolamento acústico. Escolha sempre materiais seguros e incombustíveis. 

Quanto custa colocar isolamento acústico?

O valor de um isolamento acústico de parede vai depender do material utilizado, do tamanho do ambiente escolhido e da sua região. Normalmente, o preço médio fica em torno de R$75 e R$150 m². O material deve ser escolhido de acordo com a sua necessidade, mas vale ressaltar a importância de dar preferência a materiais seguros, incombustíveis e que não sejam prejudiciais à saúde.

Podemos concluir que para realizar um isolamento acústico de paredes é necessário avaliar a intensidade de ruído, se o projeto está em fase inicial ou se é em uma parede pronta e qual o tipo de imóvel. Agora que você já conhece os isolamentos acústicos mais usados, ficou mais fácil escolher a melhor opção para o seu caso.

Gostou de conhecer mais sobre isolamento acústico? Leia também nossos outros posts sobre o mundo imobiliário em nosso blog!