Como pedir para diminuir o aluguel?

Publicado em 19/08/2022
Como pedir para diminuir o aluguel?

Pedir para diminuir o aluguel é mais comum do que parece, principalmente nos tempos em que estamos vivendo, saindo de uma pandemia e encarando inflações altíssimas, a qualquer momento alguém pode se ver em uma situação um tanto complicada financeiramente.

Apesar de ser um pedido comum, a negociação da redução do valor do aluguel pode ocorrer de maneiras diferentes, como por exemplo se você já é inquilino e pede para diminuir o valor ou se você pretende alugar o imóvel pela primeira vez.

No primeiro caso pode ser um pouco mais complicado de chegar em um acordo, mas isso não significa que seja impossível. Para saber como e quando pedir para diminuir o aluguel, leia este conteúdo até o final.

O que é renegociação de aluguel?

A renegociação de aluguel, normalmente, acontece no momento da renovação do contrato, ou perto da data de renovação. Essa renegociação nada mais é que um acordo feito entre proprietário e inquilino para reduzir o valor pago mensalmente no valor do imóvel. 

Os contratos de locação são negociáveis entre as partes, já que o mercado imobiliário está sempre mudando e sendo afetado pelo cenário macroeconômico. No entanto, é preciso sempre lembrar que o proprietário tem total direito de recusar a proposta do inquilino, sendo da escolha deste permanecer no local com o valor estipulado pelo proprietário ou procurar um novo imóvel.

Contudo, se tratando de um bom inquilino a negociação fica mais fácil, visto que os proprietários têm interesse em manter um bom inquilino em seu imóvel, mesmo que isso signifique receber um valor um pouco abaixo do esperado. 

Quando pedir a redução do valor do aluguel?

Renegociar o aluguel é um direito do inquilino que pode ser exercido anualmente, conforme previsto na Lei do Inquilino. A negociação é a melhor saída quando o valor fica alto demais para as condições do locador, quando há uma situação extraordinária ou quando o preço está fora da realidade do mercado.

Existem alguns bons motivos para pedir para diminuir o aluguel, sendo eles disparo da inflação, crise econômica, encarecimento do imóvel em relação ao mercado e problemas no imóvel.

Durante uma crise econômica, a renegociação do aluguel vira quase uma regra, isso porque, durante esse período é comum ocorrer muita desocupação de imóveis.

Em alguns casos, problemas estruturais e vícios do imóvel também podem justificar uma renegociação do aluguel. Por lei, o proprietário é obrigado a cuidar da manutenção do imóvel e oferecer boas condições ao locador. 

Como pedir a diminuição do aluguel?

Para pedir a diminuição do valor do aluguel de forma correta e o mais amigável possível, pode-se seguir o passo a passo a seguir. Confira:

O primeiro passo é conversar diretamente com o proprietário do imóvel, explicando a situação e sendo sincero. Se o inquilino for um bom inquilino, as chances de um acordo são grandes. 

Mas caso isso não aconteça, mova para o próximo passo que é pedir ajuda da imobiliária. Imobiliárias costumam estar dispostas a ouvir e tentar chegar a um acordo que seja benéfico para todos.  

Caso exista cômodos do imóvel que precisam de reparos que não tenham sido causados pelo inquilino atual, é possível usar isso como argumento para a redução do valor do aluguel.

Caso o proprietário concorde com o acordo, não esqueça de formalizá-lo com um contrato oficial. E caso o proprietário não concorde, o melhor a ser feito é procurar um novo imóvel que esteja dentro da sua realidade.