Como reformar a casa sem ter dor de cabeça!

Publicado em 26/09/2022
Como reformar a casa sem ter dor de cabeça!

Vamos  aprender a como organizar, planejar e evitar o caos para reformar a casa sem ter dor de cabeça.

Se você já passou por alguma mudança na sua casa e sofreu com ela, é normal ficar receoso para um novo desafio. Se você já ouviu alguém que teve bastante dor de cabeça para reformar a casa, saiba que isso é muito comum pela falta de organização e de planejamento. 

Em primeiro lugar, a organização adequada durante a reforma de sua casa significa entender cada etapa do processo e como as coisas acontecem. Basicamente, saber por onde começar e prever os caminhos que serão percorridos ao longo da jornada. 

Além disso, é fundamental trabalhar com prazos e orçamentos realistas. Muitos casos de reformas desorganizadas ocorrem pela falta de prazo, o que atrasa o trabalho, e também pela falta de dinheiro para continuar ou finalizar tudo. 

Agora, vamos entender um pouco mais sobre o que é preciso para reformar uma casa sem dor de cabeça.

O que é preciso para reformar uma casa?

Determine a dimensão da sua reforma

Você vai reformar o imóvel por inteiro ou apenas alguns cômodos? Por qual local pretende dar início aos trabalhos? Ter uma resposta para essas perguntas é muito importante para se ter uma direção concreta das coisas.

Saiba que tudo está devidamente autorizado

Durante sua reforma, uma das maiores dores de cabeça se encontra em uma grande ideia, um grande projeto, mas sem a devida autorização para tornar tudo em realidade. 

Ou seja, evite atrito com o seu condomínio e até mesmo com as autoridades públicas para garantir uma reforma de sucesso. 

Tenha muita atenção com os profissionais que vão trabalhar na sua obra

Assim que houver conhecimento da dimensão da obra, orçamento e autorizações, contrate profissionais corretos e idôneos para reformar a casa sem ter dor de cabeça. 

Em muitos casos, é necessário um mestre de obras ou um engenheiro civil, além de toda uma equipe especializada para cada área da obra. Quantas pessoas estão na equipe? Quanto será gasto? Quais materiais serão usados? Coloque tudo isso nas suas anotações.

Fique de olho no preço e no estoque dos materiais 

O próximo passo é pesquisar bastante com diversos fornecedores. Isso traz uma boa noção de preços e te ajudará a reformar a casa com baixo custo. Sempre há promoções e descontos, por isso, é importante ter atenção nesse ponto. 

Além disso, imagine gastar pouco com materiais, conseguir as melhores promoções, marcas e fornecedores, mas acabar sem estoque em algum momento da reforma? Isso seria uma tremenda dor de cabeça, certo?

Então, organize um lugar para armazenar todo esse material e tenha tudo na quantidade correta. Nesse caso, é melhor sobrar do que faltar.

Não espere o final da obra para retirar os entulhos 

Ao pensar em todas as etapas para reformar sua casa sem dor de cabeça, priorize a retirada dos entulhos, assim a bagunça não vai fazer parte do seu trabalho. 

A dica aqui é garantir que haja um local adequado para recolhimento do lixo, se possível de maneira diária. Se não for possível, escolha um dia na semana específico para a limpeza. Além disso, providencie todos os itens de limpeza para mais efetividade.

Quanto se gasta em uma reforma de casa?

A reforma de casa não possui um cálculo concreto de quanto será gasto. Mas, a média de preço varia entre R$ 1000 e R$ 3000 para cada metro quadrado. Assim, multiplique esse valor pelo tamanho da sua reforma. 

Leve em consideração que, em média, os processos mais pesados, como troca de piso, pintura e parte elétrica, equivalem a cerca de 30% do custo total de sua obra. Outras coisas que influenciam bastante no custo são:

  • Parte seca da casa (sala, quarto) pode custar menos do que a parte molhada (banheiro, cozinha, área de serviço);
  • Este custo leva em conta a reforma com o acompanhamento de um arquiteto. Se você quiser trabalhar por conta, esse custo será reduzido.

Como reformar a casa com baixo custo?

Sempre passa pelo planejamento gastar pouco para reformar a casa. Por isso, se você deseja reformar a casa com baixo custo, temos alguns passos:

  • Ter um planejamento;
  • Definir limite de gastos;
  • Ter um cronograma para cada etapa;
  • Critério para escolha de profissionais;
  • Utilizar materiais de qualidade. Às vezes, o barato sai caro;
  • Ter uma programação para imprevistos;
  • Conhecer linhas de crédito e ter um bom relacionamento com instituições financeiras.

Ficou interessado em comprar ou alugar um imóvel e fazer uma reforma?  Clique aqui e fale com um de nossos corretores. Nós temos as melhores condições para você e sua família.