Casa com crianças: cuidados necessários

Publicado em 19/10/2022
Casa com crianças: cuidados necessários

Uma casa com crianças é uma casa mais feliz. É também uma casa mais bagunçada, com brinquedos espalhados por todos os cantos, muita energia e alegria.

Quando se tem um filho, tudo muda. As coisas ficam com outro significado e a família inteira quer aproveitar todos os momentos com o novo membro que chegou. Depois, quando são maiores, as brincadeiras ficam ainda mais desafiadoras. 

Os pais, cuidadores, tios, irmãos, avós e amigos desejam e devem fazer parte da infância dessa criança. Porém, aos responsáveis é fundamental promover um ambiente não apenas feliz, mas também seguro. 

Por isso, conheça agora os cuidados necessários em uma casa com crianças.

Quais são os principais acidentes domésticos com crianças

Os acidentes domésticos com crianças são a maior causa de problemas na primeira infância. Isso acontece porque geralmente a casa é o lugar mais seguro. 

Então, pais e cuidadores acabam negligenciando alguns perigos, até que 1 segundo de distração seja suficiente para causar uma situação complicada. É preciso aqui separar os bebês das crianças, pois cada um tem uma fase e um estilo de vida diferente. 

Sobre os acidentes domésticos com crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria mostra que as quedas representam a maioria dos casos com crianças. Depois delas, as queimaduras, sendo as lesões mais sérias provenientes do calor e de alturas.

Como proteger a casa para o bebê

No caso dos bebês, sua preocupação deve iniciar logo ao nascer. Primeiro, existe uma maneira mais indicada de posição em que ele deve dormir. 

Mas, em se tratando de casa segura, coloque telas de proteção nas janelas e sacadas, tenha protetores de quinas para que o seu bebê não se machuque quando estiver engatinhando. 

Além disso, tampe todas as tomadas, pois os pequenos são muito curiosos e adoram mexer em todas as coisas, o que os expõe a perigos o tempo todo.

Quando a criança tem noção de perigo

Com o passar do tempo, a criança adquire certa maturidade e passa a entender que algumas atitudes e locais são perigosos para a saúde e para a integridade física. Mas, esse senso de perigo se inicia apenas quando o bebê completa 12 meses de vida.

Isso acontece quando os pais já incentivam ao explicar que certas coisas podem ou não podem ser feitas. Após essa fase, é apenas com 5 anos que as crianças conseguem assimilar totalmente o que pode machucá-las ou não. 

Mesmo assim, a supervisão de um adulto é fundamental e segue obrigatória para evitar acidentes. Por isso, segurança deve ser trabalhada dia após dia na criação do pequenino.

Como trabalhar segurança com criança

Como já foi comentado, apenas após alguns anos a criança vai discernir o que é perigoso ou não. Mas, é possível iniciar a conscientização dela com alguns hábitos. Entre eles, destacamos a conversa. 

É necessário explicar várias vezes e repetir para que a criança entenda cada vez mais. Além disso, nos casos em que a criança sofre um acidente, como subir na cama e cair dela, evite brigas. Apenas converse e oriente que brincar na cama é perigoso. 

Como deixar a casa mais segura

Listamos algumas dicas para manter sua casa mais segura para as crianças. Confira o que deve ficar longe do alcance delas:

  • Facas, tesouras, estiletes, armas e coisas que cortam;
  • Tomadas;
  • Fios de eletricidade;
  • Remédios;
  • Produtos de limpeza e jardinagem;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Fogão, fornos, panelas, ferro de passar, coisas de cozinha e fontes de calor;
  • Mesas e cadeiras;
  • Vidros e louças;
  • Coisas inflamáveis.

Além disso, você pode adquirir alguns protetores para aumentar ainda mais a segurança do seu lar, como por exemplo:

  • Protetores de quina;
  • Protetores de gaveta;
  • Proteção nas portas para não prender os dedos;
  • Protetores de tomadas;
  • Telas nas janelas e sacadas.

Aqui na Brognoli, temos imóveis mais indicados para famílias com crianças, com segurança e proteção. Fale com a gente para saber mais!