Mais que um patrimônio da cidade, o Edifício Hoepcke é um dos prédios mais tradicionais e cheios de história de Florianópolis. Fundado há 132 anos, o prédio foi a primeira sede do grupo Hoepcke, uma das mais tradicionais empresas da cidade cuja fundação ocorreu em 1884, pelo imigrante alemão Carl Hoepcke, quando a capital ainda se chamava Desterro.
Reformado e ampliado no início do século XX, o prédio tinha características luso-açorianas. Sua atual paginação interna e externa tem mais de 100 anos. Carol Hoepcke se dedicou ao comércio da cidade, depois ampliou as atividades da empresa para a indústria e a navegação. Atualmente, a Hoepcke se destaca na construção civil, onde prima pela qualidade e modernidade.
O prédio de três pavimentos demorou dois anos e meio pra ser restaurado e exigiu um trabalho minucioso da equipe contratada, na qual Leonardo Caldart foi o arquiteto responsável pelo projeto. Detalhes originais foram preservados, como o assoalho de madeira canela, as vigas de madeira, o pé direito duplo dos ambientes, as ferragens e os materiais utilizados na construção, incluindo telhas originais.
Critérios rigorosos foram obedecidos na restauração, para assim manter a originalidade do prédio. Segundo Annita Hoepcke da Silva, empresária e bisneta de Carl Hoepcke a localização do prédio seguiu a lógica econômica da época, ficando de frente para o cais da região central e ao lado da Alfândega. E completou: “Os imóveis antigos têm que fazer parte do cotidiano da cidade. Que essa nossa obra sirva de exemplo para que outros imóveis históricos também sejam valorizados e modernizados”.