Iluminação natural: como aproveitar nos ambientes

Publicado em 21/10/2022
Iluminação natural: como aproveitar nos ambientes

A iluminação natural é vida. É por meio dela que o planeta se regula, e o corpo humano também funciona em ciclos que dependem da presença ou ausência de luz. Além disso, na antiguidade, o sol era venerado até mesmo como uma entidade, um deus. 

Seja para o nosso organismo, para as plantas e todo o ecossistema, essa é uma das fontes mais importantes da natureza. 

Você sabia que é possível aproveitá-la nos ambientes e criar um projeto agradável, natural e cheio de benefícios?

Qual a importância da iluminação natural?

Na arquitetura e engenharia, a iluminação natural consiste em uma técnica para aproveitar a luz do sol e clarear os ambientes de determinado empreendimento.

 Assim, os profissionais elaboram as partes internas de uma casa ou apartamento com o objetivo de gerar luminosidade durante o dia sem a necessidade de fontes artificiais, como lâmpadas, por exemplo. 

A importância da iluminação artificial está em promover saúde e bem-estar como um todo. Os ciclos biológicos do ser humano e de outras espécies são determinados pela luz. Por exemplo, o sono, a velocidade do metabolismo, a imunidade e outras funções do corpo. 

Já pensou em morar em um lugar onde é possível absorver a luz solar naturalmente, eliminar toxinas e aumentar o índice de vitamina D? É para isso que serve a iluminação natural. 

Quais os tipos de iluminação natural?

  • Claraboia;
  • Átrios;
  • Cúpula;
  • Telhas translúcidas.

Claraboia

A claraboia é comumente vista nos seriados de televisão nos quais há reformas e construção de imóveis. Por isso, ela é um tipo de iluminação natural mais conhecido no meio popular. 

Ela deve ser posicionada de forma estratégica na cobertura da casa e aumenta a temperatura do cômodo em que está inserida. 

Isso acontece porque a claraboia acumula carga térmica. Assim, ela é indicada para locais onde as pessoas não ficam por muito tempo, como banheiros e lugares de circulação, como corredores.

Átrios

Ao contrário da claraboia, o átrio não gera muita carga térmica devido a sua estrutura e se ele for posicionado corretamente. Como aproveitar melhor essa peça triangular? Coloque os átrios no meio do seu ambiente para uma distribuição de luz e calor mais uniforme.

Cúpula

As cúpulas são mais utilizadas em ambientes comerciais e também para cuidar de plantas e flores. No entanto, pode ser bem aproveitada em imóveis residenciais. Ela exige um pouco mais de cuidado, pois gera muita carga. O ideal é apostar nela para jardins e áreas externas como um todo, mas se for colocar dentro do imóvel, posicione onde há baixa circulação.

Tela translúcida

Esta é talvez a forma mais prática de aproveitar a iluminação natural no seu ambiente. As telas podem ser fabricadas de vários materiais, inclusive garrafas pet. Elas são práticas e eficientes, sem necessidade de um projeto muito elaborado.

Quais as vantagens da iluminação natural no ambiente construído? 

Entre as principais vantagens de inserir a iluminação natural em imóveis residenciais, destacamos as seguintes:

  • Economia de energia;
  • Mais qualidade nos espaços;
  • Elimina fungos e bactérias;
  • Mais bem-estar para toda a família;
  • Ambiente aconchegante;
  • Faz muito bem para o psicológico.

Como iluminar o ambiente com luz natural

Existem também alguns truques para melhorar a luminosidade do seu lar sem precisar recorrer a meios artificiais. 

Em primeiro lugar, opte por uma decoração mais clean, se possível utilize o branco e cores mais leves, pois elas refletem e irradiam a luz do sol com mais facilidade, enquanto cores escuras absorvem essa luz. 

Outra dica muito interessante é apostar em espelhos, pois eles também refletem a luz e trazem uma sensação de conforto e amplitude para o cômodo. Além disso, promova um ambiente mais integrado. Ou seja, evite cômodos muito pequenos, pois eles geram uma sensação de aperto e pouca luminosidade.

Depois de conhecer tudo isso, é hora de conhecer nossos imóveis e analisar qual possui a iluminação natural que mais interessa. Fale com a gente para saber mais informações.