Há muitos lugares para conhecer em Florianópolis além das praias.
É claro que essas belezas naturais, onde a água do mar encontra a terra insular, são as principais atrações da cidade.
Muita gente escolhe visitar ou morar em Floripa para curtir suas dezenas de praias — na verdade, centena, desde que o professor Nereu do Vale Pereira publicou o livro “Descortinando as 100 Belas Praias de Florianópolis”.
Mas a Ilha da Magia tem muito mais a oferecer, e este post vai mostrar algumas alternativas para quem quer variar um pouco, não é tão fã de praias ou procura opções para dias com tempo feio.
Siga em frente e confira os melhores lugares para conhecer em Florianópolis quando o mar não está para peixe!
Localizado no Centro de Florianópolis, o Mercado Público é um clássico. Fica em um prédio histórico e tem ótimos restaurantes, cafés, peixarias e lojas diversas.
Além de fazer uma refeição, tomar um cafezinho ou um chope, é um excelente lugar para comprar carnes, peixes, embutidos, frios, queijos, frutas e chás. E também rende belas fotos!
Charme e história é o que você encontra em Santo Antônio de Lisboa, um lugar agradável que remete à colonização açoriana, em sua arquitetura típica.
Nas casinhas antigas, você encontra lindos — e ótimos — restaurantes. Além de uma boa refeição em família, você pode caminhar pela serena prainha de pescadores.
Enquanto o destino anterior fica na metade norte da ilha, este fica no sul. O clima do Ribeirão da Ilha é parecido: o charme de uma vila na beira do mar, com casinhas em estilo colonial.
Mas tem um diferencial: as ostras. A fama do local se dá pelo cultivo de ostras, e se você gosta — ou tem vontade de provar — da iguaria, não é difícil achar um restaurante que a sirva.
Não é fã? Não tem problema, os cardápios são variados e, mesmo sem fazer uma parada para comer, passear pelo Ribeirão da Ilha vale muito a pena.
Bem no meio da ilha, fica o Centrinho da Lagoa da Conceição, uma região com vários restaurantes, cafés e bares. Na Avenida das Rendeiras, aproveite o gramado para fazer um piquenique de frente para a lagoa. Ou alugue um caiaque, pedalinho ou stand up paddle para aproveitar suas calmas águas.
A Lagoa da Conceição é grande e segue para o norte da ilha. Vale a pena explorar toda a sua costa, com lindas paisagens e bons restaurantes escondidos.
A Praia da Joaquina é um dos principais points de Floripa. Mas, como já falamos antes, esta é uma seleção de lugares que não inclui praias.
Então, a dica é conhecer as Dunas da Joaquina, uma imensa área de areia entre a Avenida das Rendeiras e a Praia da Joaquina. Para tornar o passeio mais radical, alugue uma prancha e desça as dunas praticando sandboard.
Localizada no norte da ilha, a fortaleza começou a ser construída em 1740 e uma construção bem preservada que compunha o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina (como era chamado o conjunto de fortalezas que defendiam a atual Florianópolis no tempo do império).
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa é mantida e gerenciada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e aceita visitantes durante todo o ano. Um passeio com muita história e um lindo visual.
A sétima e última dica não é de um lugar específico, mas sim um tipo de atração que os amantes da natureza com certeza vão gostar.
Com uma enorme cobertura de Mata Atlântica nativa, Floripa tem trilhas de tirar o fôlego. Veja algumas dicas:
…
O que achou das nossas dicas de lugares para conhecer em Florianópolis? Essas são apenas algumas das opções para quem não procura apenas praia. Se você gostou, compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais!