Online + offline: modelo inovador integra experiência digital e atendimento presencial no mercado imobiliário

Publicado em 03/07/2019
Online + offline: modelo inovador integra experiência digital e atendimento presencial no mercado imobiliário

Ambiente multiplataforma desenvolvido pela Brognoli Imóveis na Grande Florianópolis une agilidade do online à segurança do atendimento físico

Todos os meses, milhares de usuários buscam novas opções para moradia ou para instalar seus escritórios na Grande Florianópolis por meio de plataformas digitais. A comodidade e a diversidade de ofertas no ambiente online ajuda o consumidor na tomada de decisões (perfil do imóvel, localização, preço etc.), mas este é apenas o primeiro passo de uma jornada de relacionamento que costuma perdurar por vários anos e que demanda também uma série de cuidados e serviços de apoio, tanto para o inquilino mas também para o proprietário do imóvel.

“Entendemos que o perfil do consumidor de hoje exige, além de tecnologia, facilidades e menos burocracia. Mas ao mesmo tempo, ele quer mais do que simplesmente alugar um imóvel. Ele busca apoio na manutenção, técnicos especializado na vistoria, cobrança, assessoria jurídica e financeira, entre outras”, comenta Ruy Guerra, diretor comercial da Brognoli Negócios Imobiliários, empresa que atua há 63 anos na Grande Florianópolis e que atende, mensalmente, entre 4 e 5 mil pessoas por meio das plataformas online e também nas seis lojas físicas da região.

Nos últimos anos, a empresa passou a investir em uma série de ações com foco em inovação e novas tecnologias, desenvolvendo soluções em conjunto com startups locais e lançando a primeira plataforma digital para locação de imóveis em Santa Catarina, que permite que todo o processo seja feito online, com menos burocracia e mais agilidade. O diferencial é que, em comparação com serviços digitais que apenas conectam interessados em alugar imóveis e proprietários, a empresa agrega à experiência online toda a estrutura física de atendimento e a expertise de mercado.

Mesmo que boa parte dos clientes não precisem, em um primeiro momento, de um atendimento presencial, o suporte de serviços imobiliários acaba se tornando fundamental em qualquer necessidade de manutenção, dúvidas ou negociações.

“Já temos a tecnologia para o consumidor não precisar ir fisicamente a alguma agência física. Hoje, em média, menos de 30% dos clientes passam pelo atendimento físico, mas muitas vezes é por escolha própria. Pelos processos que implementamos, o interessado já escolhe os imóveis para visita no site, faz a reserva online e vai direto ao local para decidir. A análise de crédito é feita em 15 minutos, sem necessidade de fiador, e a documentação que exigimos, mínima, pode ser enviada digitalmente”, detalha Ruy. “Um processo que levava dias hoje se resolve em 24 horas”.

Ao estudar os avanços digitais do mercado e as exigências do novo consumidor, a Brognoli entendeu a importância da jornada online para definir o perfil e ajudar o interessado a tomar uma decisão assertiva sem precisar gastar tempo com deslocamentos ou fazendo visitas a imóveis que não atendem suas necessidades. “No primeiro contato, uma equipe especializada no atendimento virtual, por chat ou mesmo whatsapp, tenta entender melhor o perfil do cliente, seu momento de vida, características pessoais e da família até levar à melhor opção, proporcionando uma experiência incrível. Se num primeiro momento não houver um imóvel com o perfil necessário, guardamos as informações e voltamos ao contato assim que surgir outra oportunidade que se encaixe com o que o cliente estava procurando”, ressalta Ruy.

Para os proprietários que passam um tempo fora da cidade ou do país, a Brognoli oferece, por exemplo, serviços como manutenção do patrimônio, gerenciamento de contas (água, luz, IPTU, entre outras), além de suporte jurídico e financeiro. A empresa não se limitou a criar uma plataforma de atendimento ágil e redução de burocracia sem fornecer segurança, suporte e resolução de demandas a quem mais interessa nas duas pontas que geram negócios: locatários e donos dos imóveis.

Outras iniciativas, como a realização de eventos nas regiões em que atua – levando atrações musicais e programação para famílias ao livre – e o apoio a iniciativas sociais ressaltam a preocupação com o bem-estar e a convivência dos clientes. A cada imóvel alugado a Brognoli destina um valor de R$ 8,00 para o Instituto Comunitário de Florianópolis (ICOM) – foto ao lado – e, além disso, patrocina a Studos, plataforma para alunos de escolas públicas na cidade que estão no terceiro ano do ensino médio.

No que tange a inovação, a imobiliária é uma das patrocinadoras do Startup Summit, encontro nacional que deve reunir mais de 3 mil participantes de todo o país em agosto deste ano em Florianópolis, fomentando o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região; também patrocina o XIV Congresso de Direito da UFSC, que se torna a cada ano uma referência no debate de temas jurídicos no país.

“Não se trata apenas de tecnologia. Nós apostamos cada vez mais é na tecnologia agregada com o suporte do backoffice e no atendimento personalizado. É o nosso conceito onlife, que une as vantagens das plataformas digitais com o contato físico, humano. Treinamos uma equipe de suporte atualizada, investimos em serviços e inovação, mas é a intermediação que agrega valor”, conclui o diretor.

Conteúdo produzido pela SC Inova.