Escolher um imóvel para morar nunca é uma decisão fácil, a dúvida entre casa ou apartamento sempre surge nesse momento. Ambos são imóveis que possuem seus pontos positivos e negativos, o que você deve avaliar é qual combina melhor com o seu estilo de vida e qual a adaptação será mais fácil. Pensando nisso, separamos algumas vantagens e desvantagens de morar em apartamento para ajudar você nessa escolha. Continue lendo!
Se você nunca morou em um apartamento e está pensando em alugar ou comprar um, é importante saber que existem algumas regras de convivência em condomínios de apartamento. A proximidade com seu vizinho é muito maior do que em uma casa, por isso, algumas pessoas acabam não se adaptando.
O ideal é conhecer as regras do condomínio do apartamento que você pretende morar antes de se mudar, para saber se elas se aplicam ao seu estilo de vida ou não. Algumas atitudes podem gerar multas ou desconfortos aos outros moradores. Contudo, seguindo as regras e fazendo sua parte, as vantagens de morar em apartamento são inúmeras.
Para quem está em dúvida de morar em casa ou apartamento, saiba que todos os imóveis possuem os seus prós e contras. Morar em apartamento ou casa exige que você avalie qual combina mais com o seu modo de viver e qual trará mais qualidade ao seu dia a dia. Abaixo, separamos as principais vantagens e desvantagens de morar em apartamento. Confira!
Existem muitas vantagens de morar em apartamento, como maior segurança, qualidade de vida pela sua área de lazer, localização privilegiada, entre outras. Se você está em dúvida entre casa ou apartamento, separamos alguns dos pontos positivos de morar nesse tipo de imóvel:
A segurança, sem dúvidas, é um dos motivos principais da procura por apartamentos para se morar. Grande parte dos prédios de apartamentos oferecem portaria e monitoramento de câmeras 24 horas e portões eletrônicos, garantindo que você controle e autorize somente os visitantes desejados em sua residência.
Além disso, a proximidade com os seus vizinhos pode ajudar nessa segurança. Por exemplo, em uma viagem, você pode avisar aquele seu vizinho de confiança do mesmo andar que o seu e pedir para que ele fique de olho em qualquer movimentação estranha no seu apartamento.
Normalmente, os prédios de apartamentos estão localizados em regiões mais privilegiadas, como o centro da cidade. Os condomínios verticais ocupam um menor espaço de terreno, então é comum encontrar apartamentos disponíveis em bairros com maior movimentação, comércios, serviços e transportes públicos disponíveis.
Para morar em um apartamento é necessário efetuar o pagamento da taxa condominial. Muitas vezes acaba sendo mais vantajoso, já que estão incluídos diversos serviços como segurança, área de lazer, limpeza do prédio, dedetização, manutenção etc. Alguns condomínios também incluem nessa taxa o gás encanado e a água, garantindo a praticidade de não ter que pagar separadamente.
Outra vantagem de morar em apartamento é a facilidade na hora da limpeza. A área externa e comum do prédio é responsabilidade do condomínio, então você precisa se preocupar apenas com os cuidados dentro do seu apartamento. Por estarem no alto, eles demoram mais tempo para acumular sujeira do que comparados a uma casa, além de serem mais fáceis de limpar por não terem quintais e grandes ambientes externos.
A área de lazer oferecida em alguns condomínios é uma grande vantagem de morar em apartamento. É uma ótima opção para quem possui crianças em casa, oferecendo muita diversão e também uma interação com outras crianças do prédio. Os benefício oferecidos podem variar, mas é comum encontrar:
A privacidade é um ponto muito positivo de se morar em apartamento. As visitas indesejadas e de surpresas só serão permitidas caso você autorize a entrada na portaria. Em casas, é comum que pessoas batam à sua porta para vender algo, por exemplo, o que não acontece em um apartamento.
Apesar de ter muitas vantagens, também existem algumas desvantagens em morar em apartamentos que devem ser analisadas antes da mudança:
Para quem não está acostumado com regras na sua moradia, talvez seja um pouco mais difícil de se adaptar. As regras e normas do condomínio prezam pelo bem comum, mas pode ser que em alguns momentos elas privem certas escolhas, como ter horários para mudanças e reformas, dias específicos para lavagem das janelas etc.
As regras de condomínio estão para melhorar questões de barulhos na vizinhança, como a proibição de festas com som alto até tarde da noite. Porém, durante o dia, é comum escutar barulho de crianças brincando na área de lazer ou de sons em outros apartamentos. Se você gosta de silêncio durante o dia todo, talvez um apartamento não seja a melhor escolha.
Mesmo em apartamentos grandes, o espaço é menor comparado a uma casa. Pensando em otimizar cada espaço do apartamento, os projetos são feitos com cômodos compactos, áreas de serviços pequenas e falta de local para pendurar as roupas que foram lavadas.
De acordo com a Constituição Federal, nenhum condomínio pode proibir a permanência de animais dentro do apartamento, desde que não ofereça risco à saúde e segurança dos moradores. Infelizmente alguns síndicos colocam restrições de animais nas regras do condomínio, o que pode gerar um desconforto para o morador. Nesses casos, avise sobre os seus direitos garantidos por lei.
Em uma casa, a convivência com os vizinhos é bem diferente do que em um apartamento. Portanto, fique atento às regras do condomínio para cumprir os seus deveres e ficar a par dos seus direitos. Algumas dicas para se acostumar a morar em apartamento podem ser:
Como podemos perceber, existem várias vantagens e desvantagens de morar em apartamento. Apesar dos pontos positivos serem maiores do que os negativos, você deve levar tudo em consideração na hora de escolher entre morar em apartamento ou casa. Procurar ajuda de uma imobiliária especialista no assunto é sempre uma ótima ideia. Dessa forma, você consegue visitar diversas casas ou apartamentos para encontrar o imóvel perfeito para você!
Ficou interessado em morar em um apartamento? Confira nossos imóveis disponíveis!